Skip to main content
tuberculose

Manaus sobe 4 Posições e é a capital do País com maior Incidência de tuberculose.

Manaus – Segundo o Ministério da Saúde (MS), foram diagnosticados 3.709 casos da doença, no Estado, em 2015, 43% a mais do que no ano anterior. Segundo a Coordenação Estadual de Controle da Tuberculose, Manaus subiu quatro posições e ocupa, atualmente, o primeiro lugar no ranking de incidência da doença entre as capitais brasileiras. Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.A coordenação estadual divulgou que a capital do Amazonas apresentou índice da doença de 98,3 por 100 mil habitantes. A incidência da doença registrada em Manaus foi mais do que o triplo da média nacional (30,9 por 100 mil habitantes).Nos últimos dez anos, 26.918 pessoas receberam o diagnóstico de tuberculose, no Estado, segundo dados da série histórica (de 2005 a 2015), do Ministério da Saúde. O resultado do ano passado colocou o Amazonas pela terceira vez consecutiva no topo da taxa de incidência entre os Estados.O aumento expressivo pode ser consequência da disponibilidade de testes rápidos na rede de saúde e o acesso à informação. Altos níveis de pobreza, desnutrição, alcoolismo, drogas, diabetes e também aos altos níveis de infecção por HIV integram os fatores de risco da tuberculose.O abandono do tratamento eleva o número de infectados e de mortes pela doença. Quando o tratamento é interrompido a chance de recuperação é ‘expressivamente menor’. Conforme a coordenadora, de cada dez casos, seis são registrados em homens e as pessoas na faixa etária de 20 a 50 anos são as mais atingidas pela enfermidade. “Aqui no Estado, temos muitos casos em pessoas com diabetes e HIV. Qualquer tosse prolongada é motivo suficiente para investigar”, orientou.
Após o diagnóstico, segundo Garrido, todas as pessoas que moram com o paciente  são avaliadas, realizam exames e, em alguns casos, são submetidas a tratamento preventivo.

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/amazonas/manaus-sobe-4-posicoes-capital-pais-maior-incidencia-tuberculose/149030

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on RedditEmail this to someone